Artista participante do Novas Poéticas apresenta projeto curatorial em São Paulo

Até 19 de agosto o Espaço Breu apresenta a exposição “I’ll be your mirror” com curadoria de Leandro Muniz. Cinco artistas (André Arçari, Lucas Naganuma, Renan Marcondes, Rivane Neuenschwander e Vitor César) de diferentes gerações e linguagens nos levam a refletir sobre os conflitos e tensões das relações entre o eu e o outro.
 
O título vem diretamente de uma letra de Lou Reed conhecida na interpretação da banda Velvet Underground & Nico de 1966. Num outro contexto e mesmo num momento político conturbado, como o que estamos vivendo, discutir sobre o lugar que a subjetividade ocupa na vida social é uma das possibilidades de abertura que a arte nos oferece. Olhar para a lógica interna dos afetos é um modo de perceber uma das dimensões da experiência que ao mesmo tempo é a sedimentação, mas também é estruturante da esfera social.
 
Ao longo da exposição acontecerão debates, palestras e apresentações musicais em torno da questão dos espelhamentos entre o eu e o outro, de modo a criar um campo de discussão com diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto.

ill be

Artistas do Novas Poéticas 2015 no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea

A mostra coletiva Remanso, selecionada pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 – Atos Visuais, abriga duas instalações que conversam não apenas entre si, mas com o espaço expositivo e com os fluxos urbanos: Feira-livre, de João Modé, e Alvorada nordestina, da dupla Alê Gabeira e Raísa Curty (selecionados no Novas Poéticas 2015). Por meio de interações conceituais e estruturais, os dois trabalhos criam modos particulares de correspondência entre o espectador e o espaço. A mostra tem curadoria de João Paulo Quintella que também foi um dos curadores participantes da edição 2015 do NP.

Remanso

I Encontro – O ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA UFRJ

Confira a programação do I encontro sobre o ensino de artes na formação universitária na UFRJ. O evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro na Cidade Universitária.

O Ensino de artes na formação universitária na UFRJ está estruturado em 6 Eixos Temáticos compreendidos entre Mesas, Rodas de Conversa e Grupos de Trabalho. Trata-se de um compartilhamento institucional com o público de uma pauta relevante para a universidade e demais segmentos da sociedade. Com a participação do público, junto aos apresentadores, moderadores, coordenadores, relatores, e artistas, o debate desenvolvido entre as áreas de artes, neste I Encontro, resultará em uma escrita preliminar sobre os temas em contribuição às discussões do ensino, pesquisa e extensão, e às políticas culturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

////////////////////////////////////////

O ensino em Artes, a formação de profissionais e pesquisadores na área de Artes, assim como da produção cultural e artística estão a exigir uma atenção especial da universidade. Mais além de colocar à disposição da sociedade e da educação básica quadros qualificados, os cursos nestas áreas podem e devem oferecer ao conjunto de nossos estudantes a possibilidade de complementação cultural e artística à sua formação profissional especializada, bem como a integralização de atividades de extensão, tornadas obrigatórias para todas as graduações.

No momento em que a Educação Pública brasileira está ameaçada pela PEC 241/2016. No momento em que as políticas e normas legais sobre Educação do país, se apresentam em pauta complexa, em que sem nenhuma discussão o governo reforma o Ensino Médio, pela Medida Provisória 746, retirando a obrigatoriedade do ensino de Arte dos currículos. No momento em que está colocada a Base Nacional de Currículo Comum e as diretrizes para as licenciaturas, é de extrema necessidade a abertura do diálogo sobre o papel específico do ensino das artes e sua sustentabilidade nas universidades brasileiras. Para tanto, é necessário a construção de uma pauta local de discussão e de avaliação didático-pedagógica no contexto da educação pública universitária. Tais reflexões requerem a incorporação de novas dimensões e demandas sociais, culturais e profissionais, de modo a responder às expectativas externas e realidades acadêmicas da UFRJ. Neste sentido, estamos chamados a discutir os caminhos das artes na formação do autor, do artista, do designer, do pesquisador e do professor, bem como os seus lugares na sociedade.

A UFRJ ensina, pesquisa e faz extensão no campo de diferentes expressões artísticas que formam e conferem presença no desenvolvimento das Artes Visuais, Literárias, Musicais, Teatrais, do Design, da Dança, Perfomance, Fotografia, Cinema, da Arquitetura entre outras poéticas, no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Hoje, estas linguagens são parte da formação do estudante em bacharelados, licenciaturas e pós-graduações da Escola de Belas Artes, Escola de Comunicação, Escola de Educação Física e Desporto/Dança, Escola de Música, Faculdade de Letras, Colégio de Aplicação e a Escola de Educação Infantil, e de modo mediado de outras unidades acadêmicas também. Estas expressões ganham movimento para fora dos muros da universidade por meios dos cursos de iniciação, aprimoramento e aperfeiçoamento, assim como os projetos de extensão de toda a UFRJ. Esta riqueza e diversidade constituem um patrimônio ampliado a ser apoiado de maneira decisiva.

Desta forma, após a discussão do tema em três Plenárias realizadas na Cidade Universitária, nos meses de abril, maio e junho, a Comissão Organizadora formada pela Pró-Reitoria de Graduação, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, a Pró-Reitoria de Extensão e pelo Fórum de Ciência e Cultura, convida a comunidade UFRJ, assim como o público externo, para participar do I Encontro – O ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA UFRJ.

Acesse o site e veja a programação completa:  www.ensinodeartes.ufrj.br/

Ato 11/07

Prezadxs,

A Universidade Federal do Rio de Janeiro convida a comunidade universitária a participar do ato pelo reconhecimento de nossa diversidade que será realizado no dia 11/07/2016, segunda-feira ao meio dia, no Hall dos elevadores do Prédio da Reitoria.

Nossa universidade é maior do que muitas cidades. E como toda cidade, ela é feita de gente. Gente que tem muito em comum. Gente que guarda muitas diferenças. Diferenças que são a nossa riqueza. Mas que nem sempre são reconhecidas ou valorizadas como deveriam.

Nossa universidade mudou. E continua mudando. Se tornando mais democrática, mais plural. Mais negros, mais estudantes de escola pública, mais moradores da periferia, gente de todo o Brasil chegando pra fazer da UFRJ a sua casa. 

E a nossa casa tem de ser lugar onde a gente se sente seguro. Onde a gente é enxergada e respeitada. Onde a gente pode ser quem a gente é, sem medo, sem vergonha, com orgulho e reconhecimento. Por isso a UFRJ assume o compromisso radical com o enfrentamento a todas as formas de discriminação e violência. Racismo. LGBTfobia. Machismo. Preconceitos de classe. Xenofobia. Nada disso tem lugar aqui.

Essa é uma universidade pública. É nossa. É de todo o Rio de Janeiro. Cada uma e cada um que estuda e trabalha aqui dentro faz parte dela. Transformá-la em um lugar de todxs é um compromisso institucional. E um compromisso pessoal de cada um de nós. 

Por isso, convidamos você: técnico, estudante, professora para afirmarmos juntos esse compromisso. Um compromisso radical com o respeito, com a igualdade e com a liberdade de ser.

Atenção: Estamos recebendo pequenos vídeos com depoimentos que queiram compartilhar conosco. Esses vídeos serão apresentados durante o ato. Envie para cultura.extensaoufrj@gmail.com.

Sistema Integrado de Gestão Acadêmica
Superitendência Geral de Ensino
Universidade Federal do Rio de Janeiro

7ª Semana de Integração Acadêmica – 7ª SIAc

À comunidade acadêmica,

Convidamos a todos, estudantes, docentes e técnico-administrativos, a inscreverem seus trabalhos para a 7ª Semana de Integração Acadêmica – 7ª SIAc, que inclui a XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural -­ JICTAC­ 2016 – ,o 13º Congresso de Extensão e a VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé.

Mais infos no site: http://www.siac.ufrj.br/

13418629_845560672242262_4248184281390551570_o

Ciclo de Palestras – PPGAV UFRJ

O Ciclo de Palestras é uma atividade organizada pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ. Seu objetivo é divulgar para a graduação e para a comunidade externa, dentre elas graduados, professores da Educação Básica, pesquisadores independentes da área de Artes ou com interesse nos estudos acerca das Artes Visuais, as pesquisas de Mestrado e Doutorado desenvolvidos na EBA.

Nesta página, divulgamos as datas das próximas palestras a serem realizadas, seus horários, os palestrantes e as pesquisas a serem apresentadas. Na página Arquivo, mantemos as informações das pesquisas apresentadas anteriormente, assim como seus resumos e informações dos seus respectivos pesquisadores.

Em 2016 as palestras ocorrerão de 13 à 17 de junho, a partir das 10h, no 7º andar, Auditório 702 – Av. Pedro Calmon, n.º 550, Escola de Belas Artes – UFRJ – Prédio da Reitoria. Cidade Universitária / Ilha do Fundão. Rio de Janeiro/ RJ. CEP: 21941-901.

programac3a7c3a3o-geral_online.jpg

Lista de verbos por Jandir Jr.

Resumo: Inspirada na Verb list de Richard Serra, que descreve 108 contextos e ações a serem realizados em material qualquer, minha Lista de verbos descreve 108 ações que nos ocorrem involuntárias à nossa vontade, o que permite correlacionarmo-nos ao material qualquer na lista de Serra e promover com isso um vislumbre de um enfrentamento: do que em nós é força geológica a alterar todo o planeta contra o que em nós ainda resiste em ser matéria a ser sulcada e moldada pelos agentes que não dominamos, resilientes às nossas investidas de adaptação.

Lista de verbos

Sonhar
Piscar
Esquecer
Respirar
Acordar
Dormir
Tremer
Ver
Ouvir
Sentir
Viver
Morrer
Pensar
Suar
Chorar
Calejar
Sofrer
Engasgar
Gargalhar
Desmaiar
Escorregar
Enfartar
Adoecer
Envelhecer
Nascer
Menstruar
Tossir
Remelar
Desesperar
Pulsar
Arfar
Salivar
Espreguiçar
Ser
Digerir
Sangrar
Divagar
Vomitar
Bocejar
Enrubescer
Arrepiar
Arder
Cansar
Cicatrizar
Constipar
Exasperar
Aturdir
Desfalecer
Entristecer
Enfraquecer
Engordar
Definhar
Ovular
Deprimir
Alegrar
Convulsionar
Cheirar
Distender
Pigarrear
Estrebuchar
Enrugar
Peidar
Afogar
Extasiar
Sufocar
Engolir
Arrotar
Calcificar
Golfar
Doer
Surtar
Enlouquecer
Coagular
Estremecer
Cariar
Roncar
Fungar
Gestar
Adormecer
Desgastar
Memorizar
Prurir
Gozar
Metabolizar
Contrair
Atrofiar
Inchar
Estalar
Bombear
Inflamar
Soluçar
Pinicar
Resfriar
Espirrar
Paralisar
Apodrecer
Luxar
Crescer
Enrijecer
Ensurdecer
Emudecer
Emagrecer
Subnutrir
Confundir
Bronzear
Sarar
Lacrimejar
Secretar